Paginas

Seguidores do blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Exposição dos trabalhos sobre o Carnaval.


O  Carnaval está chegando...
Aqui na escola,todos estão animados.
Fizemos vários trabalhos sobre o Carnaval.
E estamos fazendo uma  eleição para a escolha
do nome do  Bloco da nossa escola...
Você tem  sugestões? É só enviar...



Você sabe o que é  Carnaval? Como começou ?       

Até o início do século 20, o carnaval tinha o nome de entrudo. A diversão era jogar farinha, vinagre, talco e principalmente, jatos de água, despejados das janelas ou lançadas de seringa sobre os que passavam.
Depois, a cidade começou a desenvolver uma bela festa com desfiles das grandes sociedades, ranchos, blocos, corsos e frevos. Assim, nasceu o carnaval. Ao longo do tempo, foi mudando seu estilo e o jeito de se divertir.
As Escolas de Samba, originadas dos blocos e ranchos, animavam o carnaval de rua da cidade.Elas saíram do morro e desceram o asfalto nos anos 30, ainda sob o olhar atento dos policiais, ansiosos por baixar o cacetete nos sambistas.
As marchinhas conviveram com os sambas carnavalescos nas décadas de 30 e 40, mas conquistaram a preferência popular dentro dos salões dos clubes por causa de sua animação. Animavam o carnaval, mas o correto seria dizer que o carnaval era organizado em torno das marchinhas do ano. As rádios iam buscá-las onde estivessem e as transmitiam com a máxima fidelidade.
Nas ruas e salões as pessoas dançavam fantasiadas e mascaradas com seus confetes, serpentinas e lança-perfume. Os bondes promoviam verdadeiros bailes ambulantes.
Na década de 50, com o crescimento das cidades e o desaparecimento dos locais tradicionais das festas carnavalescas, o carnaval de rua perdeu sua força.
Aqui no Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa.
Aqui no Rio, acontece o Desfile das Escolas de Samba, na Marquês de Sapucaí. São dois dias de um grande espetáculo.

Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta. Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, todas com características baiana, com a presença indispensável dos Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o Fortal; em Natal, o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande, a Micarande; em Maceió, o carnaval Fest; em Caruaru, o Micarú; em Recife, o Recifolia, etc
 
Vamos ver como foi nossa Exposição Carnavalesca:





Vamos cantar e pular !!
Carnaval é festa e alegria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem sua mensagem...Adoro ler seus recadinhos! Não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail ou do seu blog para que eu possa responder.