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quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio -19 de Abril

Olá Pais, alunos
e amigos que passam 
por aqui para prestigiar nosso trabalho.
Hoje Dia 19 de Abril é o 
dia em que comemoramos o Dia do Indio.
Como canta Baby Consuelo: "Todo dia, era
Dia de Indio, mas agora ele só tem o Dia 19 de Abril..."
E para mostrar aos nossos alunos a importância dessa data 
realizamos algumas atividades...
História do Dia do Índio

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio, data criada em 1943, pelo então presidente, Getúlio Vargas, através do decreto de lei nº 5540.

Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
É importante alertar aos educadores e educandos sobre a importância da aplicabilidade das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08, que obrigam o ensino de História da África, Cultura Afrobrasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Você Sabia ?

1.Se você gosta de comer milho quente, curau e pamonha saiba que os índios da América do Sul foram os primeiros a cultivar o milho. Feijão, abóbora, alcachofra e maracujá também foram descobertos e cultivados por eles.
2.Só os chefes usam cocar. Ele é um símbolo de poder dentro da aldeia. Cada cor do cocar tem um significado. Para os índios caiapós, o verde representa as florestas onde moram os animais e os espíritos dos mortos, o amarelo simboliza as mulheres, as casas e as plantações e o vermelho, os homens, bem no centro do cocar.
3.Cada tribo tem um pajé. Ele é o líder espiritual e uma espécie de médico dos índios. O pajé é quem escolhe o nome das crianças depois de pedir inspiração para os seres da natureza e consultar Deus.
4.Alguns índios falam línguas muito diferentes do português. Muitas palavras do nosso vocabulário vieram deles. Quer vê só? Pipoca, canjica, mingau, abacaxi, pitanga, jabuticaba, jabuti, arara, perereca, tatu, Araraquara, Sorocaba, Paraíba, Manaus, Paraná, Pernambuco, Curitiba, mandacaru, peteca, araponga, caipora (caipira), capoeira, catapora...
5.Você é uma pessoa cheia de nhenhenhém? Saiba que essa palavra vem do tupi e quer dizer conversa jogada fora, ou seja, blablablá.
6.Para muitos povos indígenas, assim que o indiozinho ou a indiazinha nasce, o pai corta carinhosamente o cordão umbilical com os dentes. Depois, fica de resguardo até que o resto do cordão caia. Para eles, o nascimento de um filho depende do pai. Já a mãe, gera o bebê.
7.Os yanomâmis são uma das maiores nações indígenas do mundo e se dividem em grupos com línguas diferentes. Estão no Amazonas, em Roraima e na Venezuela. Em suas aldeias, há uma grande casa redonda em que todos vivem juntos. Lá dentro, cada família tem seu lugar para acender sua fogueira e estender suas redes.
8.Os xavantes moram no Mato Grosso e têm uma tradição importante: os meninos entre 12 e 13 anos vão para uma casa chamada Hö. Ficam por cinco anos e aprendem a pescar, caçar e seguir os rituais do povo. Quando saem, estão prontos para a vida adulta.
9. As meninas carajás são separadas da família quando se tornam adolescentes. Elas ficam trancadas em um quarto da casa. Durante três meses, elas não podem conversar com ninguém enquanto aprendem a construir cestos, fazer comida e pintar corpos. Depois uma grande festa cheia de máscaras serve para apresentá-las para a aldeia. As indiazinhas já se tornaram mulheres e podem se casar.
10. Os Bororos vivem no Mato Grosso. Em sua sociedade, quem faz o pedido de casamento é a mulher, que prepara comida e leva para o rapaz. Se ele comer, é sinal de que o namoro tem chance de dar certo. Em troca, ele deve levar uma caça para a família dela.


 Vamos ver algumas das atividades realizadas hoje:

Profª Márcia e os alunos do EI.20,homenageando os índios.

Profª Joelma da Educação Especial 
e aluna Jennyfer do EI.20.

 A turma 1201 (tarde) da Profª Delfina realizou uma atividade 
de artes com a turminha.
 Utilizando penas, fita colorida, paetês.
Após o vídeo: "Todo dia era Dia de Índio..."

                   




A turma 1501 (Manhã) da Profª Delfina
, também realizou o trabalho de colagem
para homenagear os Índios...


Trabalho retirado do Blog:
http://ler-com-prazer.blogspot.com

Os aluninhos do EI.10 da Profª Simone (tarde)
estavam bem lindinhos vestidos de índios.

Uma beijoca para todos.
Depois voltaremos com mais novidades...
                                 

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